Governo preparando um programa de desburocratização

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, afirmou nesta quarta-feira (17), após reunião no Palácio do Planalto com o presidente em exercício, Michel Temer, que o governo está preparando um programa de desburocratização para “reduzir o chamado custo Brasil”. O objetivo é que a simplificação de processos ajude a melhorar o ambiente de negócios e a competitividade das empresas nacionais.

“Nós conversamos com o presidente, pedimos e recebemos autorização para traçar um programa de desburocratização e desenvolvimento. Porque, quando você desburocratiza, você gera, também, desenvolvimento, porque reduz custos. E, quando você reduz custos, você gera investimentos”, afirmou Marcos Pereira, em entrevista ao Portal Planalto.

O ministro também ressaltou a importância do programa ao lembrar que uma empresa brasileira gasta, em média, 2,6 mil horas somente para cumprir obrigações acessórias. Como resultado disso, citou o ministro, o Brasil figura entre as nações com “os maiores índices de burocracia do planeta”, segundo o relatório Doing Business, produzido pelo Banco Mundial.

www2.planalto.gov.br